segunda-feira, 22 de junho de 2015

CONDICIONAMENTO CANINO

Primeiros passos no condicionamento canino.




Nome: Maximus knl's CASPER
ProprietárioMaximus Kennel

         Como é bonito de ver um animal nesse nível de condicionamento! Uma massa muscular muito bem definida, pouco tecido adiposo e muito provavelmente com uma resistência cardio/respiratória muito boa, no entanto isso não surge em um passe de mágica, é necessário uma alimentação equilibrada, uma rotina de treinos levada a sério e uma boa genética.

          Vendo que muitos criadores ou proprietários de cães gostam de ver seu animal nesse nível, tivemos a ideia de tentar trazer um pouco de informação a respeito desse condicionamento e de uma rotina de treinos. Bem, antes de tudo temos que levar nosso bichinho para fazer uma série de exames, que não chega a ser nada de outro mundo, apenas uma visita ao veterinário para fazer uma revisão e ver se está tudo em ordem (hemograma, exames de fezes, análises das articulações...) tendo a autorização do veterinário, aí sim, mãos a obra!

          Em termos alimentares e nutricionais, podemos consultar um profissional da área de nutrição animal, que seria o Zootecnista, ele é o profissional mais adequado para poder está indicando uma dieta adequada ao seu animal e assim balanceado a ingestão de nutrientes com o gasto energético e calórico do animal

Vencida está fase, vamos aos treino!

         Bem, se seu animal é um filhote, aí temos que ir com calma, forçar o animal nessa fase da vida, onde está em pleno desenvolvimento e fortalecimento de sua estrutura óssea e muscular é trazer prejuízos sérios a saúde dele, aqui vamos apenas com pequenas caminhadas, natação por períodos curtos e sempre regulando o seu peso. Agora, se já estamos com um animal jovem acima dos 12 meses podemos começar com caminhadas leves e alternadas com trotes (caminhadas mais rápidas) depois de 1 semana nesse ritmo podemos diminuir de forma gradativa as caminhadas e aumentar os trotes, após mais 1 semana podemos iniciar um trabalho de tração de peso e alternar com uma natação, subidas em morro, corridas rápidas em areia fofa e por aí vai.



          Não esqueça de sempre dar um repouso adequado ao animal para poder ter uma construção muscular adequada.

         Aprenda a compreender seu animal, terá dias que ele não estará rendendo nos treinos, pare e faça outro dia, tenha cuidado para não forçar muito levando-o a exaustão, intérprete com cuidado os sinais que da.

          Mantendo uma rotina de treinos de no mínimo 3x por semana você e seu Dog estarão em forma, saudáveis e livres de problemas causados por sedentarismo, então o que esperas para começar hoje mesmo?! Vamos treinar!

                               Jorge Antonio
Estudante de Zootecnia - UFRN

Criador de cães de raça - APBT


Nenhum comentário:

Postar um comentário