terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como começar o treino de tração - parte 2

Primeiro passo: Apresentando a coleira


Na verdade o primeiro passo é não fazer nada! Comece com um check-up no veterinário! Até os cães com aparência totalmente saudável, podem ter algum problema de osso, junta, coração ou pulmão. Antes de gastar grana em uma coleira de puxada, gaste num check-up para ver se ele pode ou não fazer puxada de peso.

Agora o próximo passo é socar peso. Não! Começaremos com nenhum peso, isso mesmo, nada de peso! E esse passo é um dos mais importantes. Nós temos a mania de querer resultados rápidos mas isso não é válido com treinamento de músculos ou cães. O cão deve desenvolver uma técnica para puxar e esta técnica será muito superior se for desenvolvida corretamente e com calma.

Então, a primeira coisa a fazer é apresentar ao cão a coleira. Por exemplo, no primeiro dia, deixe que o cão cheire a coleira, brinque e mostre que a coleira é sinônimo de diversão. Deixe a coleira no chão para que o cão a conheça bem e o incentive com palavras do tipo ´bom garoto`. Mostre a ele o quanto você está feliz por ele estar brincando com a coleira. Não tente colocar a coleira no pescoço do cão à força.

No próximo dia, tente colocar a coleira nele e deixe bem confortável para que ele se sinta bem e se divertindo. Tente passar ao cão que quando ele veste a coleira é pura diversão.


Não use peso ainda: Vá com calma!


Comece colocando o cão na coleira por curtos períodos de tempo, digo de 15 a 30 minutos. Brinque com o cão enquanto ele está na coleira. Faça ele perceber que ao por a coleira é pura diversão.

Tarefa: Caminhe com o cão ao seu lado e faça o seguinte: Caminhe com o cão certas distâncias, tipo 7 a 10 metros, pare e elogie-o e mostre como você está feliz por ele estar caminhando com a coleira. Faça isto 10 vezes por dia por aproximadamente 1 semana.



Segundo passo: Ensinando o comando Puxar

O comando puxar: Pegue o Pit para uma caminhada de 1,5 a 3 Km em um local sossegado e seguro. Deixe ele andando à vontade com uma guia longa, depois chame-o de volta perto de sua perna chamando pelo comando que você escolher, por exemplo `puxe!`. Não importa a palavra que você vai usar. Esta será a palavra que você quer que seu cão responda fazendo a puxada. Qualquer palavra que você escolher, fique com ela, não fique mudando de comando. Isso apenas irá confundir o cão. Você usará este comando centenas de vezes até que o cão tenha isso como um comando automático e natural.

Bata com a mão na sua perna para que o cão caminhe ao seu encontro, sempre repetindo o comando ‘puxe!’ até ele chegar em você. Depois, sem parar muito de caminhar, agrade e elogie seu cão. Faça isso várias vezes parando e recomeçando. Tenha em mente que toda vez que você parar, recomece a caminhada dizendo o comando.

Lembre-se que seu cão está na coleira mas ainda não está usando peso. Nós estamos apenas ensinando ele a puxar e parar com o uso da coleira e do comando ‘puxe’.

Recompense com comida, não com presa ou brinquedo: Você pode usar comida como recompensa (apenas quando o cão fizer algo que realmente vale a recompensa), NUNCA use comida para instigar o cão a puxar. Em outras palavras, não use comida para atrair o cão enquanto ele está fazendo a puxada. Na puxada, dê o comando de puxar e se o cão responder com o comportamento que você estava esperando, tire um biscoito do bolso e dê ao cão. Isto é recompensa, não presa! Mais para frente, ao evoluir com o treinamento, seu cão vai desacostumar de puxar por recompensa e irá se acostumar a puxar simplesmente para te agradar e por gostar da diversão.

Tarefa: Com seu Pit na coleira e ao seu lado, dê um passo em frente e diga o comando ‘puxe!’, caminhe de 7 a 10 metros e pare, elogie ele (bom trabalho!) e dê um pedaço de comida (recompensa). Vire-se e vá na direção oposta e após 7 a 10 metros pare, elogie, e recompense novamente.





Atenção: Se perceber que o cão não está desenvolvendo bem sua musculatura, isso pode ser devido a muito esforço e treinamento. Aumente o número de dias de descanso.

Por Jonas
MADMAN Pit Bull

Nenhum comentário:

Postar um comentário