segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PADRÃO ESCRITO – ORIGEM E PRESERVAÇÃO RACIAL

GrCh Southern May Day ROM
     Todas as raças foram selecionadas para exercer uma função específica. Assim como se sabe, existem cães de guarda, de caça, boiadeiros, etc. O padrão escrito, portanto, busca descrever o físico ideal para melhor exercer aquela atividade originária. Neste contexto, um artigo que li recentemente dizia mais ou menos o seguinte...“O Pit Bull foi criado para combates entre cães. Sim, eles são cães de briga. Não foram criados para serem cães de fazenda ou para qualquer outra finalidade”. Resumindo, ainda que o passado deles tenha sido algo tão obscuro, não se pode fechar os olhos para a sua história.

A ideia não é enaltecer o passado sangrento nas arenas de luta, mas tão somente falar da importância que ele tem para formação deste animal obstinado, persistente e atlético que temos hoje. Os combates entre cães moldou a raça com a maior aptidão atlética da história. Os Pit Bulls são extremamente adaptáveis a diferentes tipos de esporte e possuem uma estrutura física ímpar. No entanto, como se sabe, há uma grande variedade de fenótipo de uma linhagem para outra, devendo ser destacado quais as características comuns a elas.

Assim, tendo como base os cães mais completos dentro da função original, compilou-se os principais traços fenotípicos comuns aos grandes combatentes, com o intuito de descrever o cão fisicamente perfeito para o exercício daquela atividade. Foram analisados quais atributos físicos eram capazes de proporcionar o aumento da resistência física, potência muscular, capacidade respiratória, dentre várias outras qualidades necessárias para se chegar ao animal perfeito. E da sintetização destas características, chegou-se ao standard do American Pit Bull Terrier.

Portanto, apesar de haver um abismo imenso entre o peso mínimo e máximo aceito para os Pit Bulls, sendo bem fácil encontrar animais de 13kg a 25kg condicionados, caso se tenha um bom conhecimento sobre o padrão, percebe-se que todos eles podem ser bastante harmônicos fenotipicamente, sem nenhuma falta ou excesso. Os cães que se enquadram perfeitamente no standard da raça compartilharão de algumas peculiaridades que o tornam morfologicamente corretos.

Menezes/Walker’s Black Beauty
Para fundamentar esta ideia, vou mencionar um dos maiores cães de combate de todos os tempos, o “GrCh Southern May Day ROM”, utilizado por muitos como exemplo de Pit Bull tradicional de grande porte e, em contrapartida, usarei uma cadela de nome “Menezes/Walker’s Black Beauty”, de propriedade do amigo cearense Manoel Nóbrega e de produção da parceria entre Walker Kennel e Ivanclayton Menezes, criadores do Rio Grande do Norte e da Paraíba, respectivamente.

May Day foi um dos bulldogs mais potentes da história, tendo superado todos os limites que um cão de rinha pode enfrentar. Ele era um macho grande, oriundo da união das linhas Red Boy-Jocko e Bolio-Tombstone, com ossatura pesada, bastante volume muscular e uma cabeça descomunal. Do outro lado, temos Black Beauty, uma das cadelas mais bonitas que já tive o prazer de conhecer. Ela é filha do “ADBA GrCh Stealhead Bulldog’s Stallone” (Jeep/Red Boy) e de “Walker´s TNT Beauty Girl Of Biocanis” (Garner/Patrick/Red Boy-Jocko/Vegas). Não precisa avaliar esta fêmea por muito tempo para saber que ela é extremamente harmônica, com traços bem femininos, além de ser dona de uma musculatura fina e aparente.

Porém, apesar dos cães usados como exemplo possuírem pesos e traços morfológicos típicos de suas linhagens, o que os diferem em muitos aspectos, ambos se encaixam perfeitamente no padrão escrito. O que deve ser destacado é que o lendário May Day e Black Beauty (cadela esta criada com foco num excelente fenótipo) compartilham de características primordiais para o bom desempenho na função original da raça. Ainda que esta fêmea nunca venha ser usada em combates, ela carrega em seu fenótipo tudo o que é necessário para se tornar aquele exímio atleta forjado nas arenas no passado.

Ao olhar imagens desses cães lado a lado, percebe-se que eles são proporcionalmente altos, possuem uma linha inferior extraordinária junto a um arqueamento de costelas moderado (dando-lhes uma grande capacidade aeróbia), lombo curto e flexível, posteriores leves e bem musculados, excelente densidade óssea e cabeça bastante típica. Além disso, seus ombros são fortes e bem angulados, os anteriores paralelos e o peito profundo. Resumindo...são dignos representantes da raça American Pit Bull Terrier.


Portanto, meus amigos, reflitam!! Para dizer que possuem um Pit Bull de qualidade, primeiramente devem saber exatamente o que procurar nestes cães. Animais com aspecto molossoide, baixos, pesados ou mesmo com aspecto frágil ou esgalgado em demasia...nenhum desses deve ser tido como um Pit Bull que se preze. Lembro-me de ter lido a tradução do padrão da American Dog Breeders Association, mas não me recordo de qual página ou site retirei, ou se alguém fez alguma adaptação (e caso tenha feito e souberem a autoria, por favor, me avisem), mas acho que ele resumiria bem o texto e por isso exponho esta ideia como conclusão:


“O Pit Bull foi desenvolvido no passado para vencer seu oponente num combate. Sua conformação deve, então, ser baseada na tarefa que ele deveria desempenhar. Desta forma, o padrão de conformação não pode ser baseado naquilo que alguém pensa que seja a aparência de um cão de combate; deve ser baseado nos atributos físicos apresentados por cães vencedores. [...] Para que as gerações futuras possam conhecer a estrutura autêntica do mais extraordinário animal que o homem já criou, foi escrito este padrão, tendo como premissa que a conformação deve refletir o ideal para o emprego do animal”.



Diego Sales, 10/11/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário