sábado, 10 de dezembro de 2016

Producer of Excellence - P.O.E.




GrCh V Stealhead Bulldogs Sliver P.O.E.


Producer of Excellence - P.O.E.


A American Dog Breeders Association tem um novo programa que dá reconhecimento ao padreador ou matriz que se provar como bom produtor, atribuindo-lhe o título de Producer of Excellence (P.O.E.).

Os critérios para consagrar o título de Producer of Excellence (P.O.E.) são os seguintes: o acúmulo de 12 pontos para um padreador e 8 para uma matriz. Mas como estes pontos são conquistados?

Os pontos são atribuídos basicamente para cada “Campeão”, “Grande Campeão”, “Ace” e “Ace of Ace” produzido pelos respectivos padreadores e matrizes. Os filhos que ganharem o título de Ch de conformação e Ace no Weight Pull, acabam somando dois pontos para o título de P.O.E., pontuando nas duas categorias.

A lista de padreadores e matrizes com títulos de P.O.E. é atualizada e disponibilizada na American Pit Bull Terrier Gazette periodicamente, servindo como um indicativo de planteis que possuem consistência genética na produção de animais de destaque dentro da ADBA. Os criadores que buscam investir em cães de qualidade e bons resultados dentro da entidade, têm mais esta ferramenta de pesquisa, aumentando as chances de fazer uma boa seleção através dos cães que possuem este título.

Apesar do título ter sido criado há pouco tempo, os pontos acabaram sendo atribuídos a cães antigos que haviam produzido descendentes diretos com o somatório de pontos suficiente para atribuir-lhe esta honraria. Assim, tanto animais já falecidos como cães ativos na produção receberam e ainda recebem seu reconhecimento como Producer of Excellence.

No Brasil, apesar de vários plantéis terem investido na importação de linhas de sangue de conformação durante mais de uma década, apenas três cães trazidos ao país eram filhos de cães com título de P.O.E.

O canil Menezes, de propriedade de Ivanclayton Rocha de Menezes, trouxe ao Brasil um casal de filhos do GrCh V Stealhead Bulldogs Sliver P.O.E., atualmente um dos maiores produtores da história da ADBA, respeitado dentro das pistas de conformação e como produtor de Campeões e Grande Campeões da entidade. Inclusive um dos seus filhos trazidos para servir o plantel nacional, o GrCh Stealhead Bulldogs Stallone, ajudou-lhe a conquistar o título diante de seu grande sucesso nas pistas. Apesar deste cão ter morrido precocemente, deixou descendentes através de acasalamentos com cadelas de diferentes linhagens, inclusive com sua irmã, a também importada Stealhead Bulldogs Rojo.


O terceiro cão trazido ao Brasil, filho de um padreador com título de P.O.E., encontra-se atualmente no Rio de Janeiro, de propriedade do canil B.U.K. Teja’s One More Sin, filho do grande WPCh Teja's A/AII Red Incinerator P.O.E. (aka Sin), foi importado por Bernardo Pimentel, oriundo do plantel do Tejas Pit Kennel, de um dos maiores incentivadores das competições de Weight Pulling nos Estados Unidos, o texano Richard Hughes.

Como mencionado no início, o título é atribuído ao produtor de campeões de conformação e de tração na ADBA e, no caso específico do Tejas Pit Kennel, o grande número de cães vencedores de Weitht Pulling tornou WPCh Teja's A/AII Red Incinerator P.O.E. (aka Sin) o primeiro Old Family Red Nose da história a entrar na lista de Producer of Excellence.

ADBA GrCh Stealhead Bulldogs Stallone
Portanto, meus amigos, com mais esta ferramenta disponibilizada pela American Dog Breeders Association, torna-se um pouco mais simples de se buscar descendentes de linhagens consagradas dentro desta entidade, sendo estas comprovadamente excelentes produtoras de cães de conformação e esporte. A procura por estes cães vem crescendo aos poucos no Brasil e já é possível encontrar seus filhos e netos em todas as regiões do país, aumentando com isso a qualidade do plantel nacional.

Texto do Amigo Diego Sales em, 04 de novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário