sexta-feira, 24 de março de 2017

Domesticação x Humanização

     Nesse post temos a intenção de apresentar como devemos cuidar de nossos amigos caninos, muitos até tratados como membros da família, mais será isso realmente benéfico aos cães? Será que essa humanização que vemos nos tempos modernos fazem realmente bem a eles? 



     Os seres humanos possivelmente domesticaram os cães entre 27 a 40 mil anos atrás, de acordo com pesquisadores suecos, cujo trabalho foi publicado na revista Current Biology. Essa domesticação teve como motivador o auxilio dos cães na caça de animais para o sustento dos humanos, com isso os canídeos foram cada vez mais fazendo parte do dia a dia das pessoas.

Os cães são, em sua maioria, animais que necessitam de atividades físicas regulares, evitando assim muitos dos problemas de ordem :

Comportamental que acontecem nos dias de hoje (agressividade, destruição de móveis, latidos excessivos são alguns dos mais relatados).

De saúde, vemos muitos animais com vários quilos acima de seu peso ideal, porém mais grave que esse peso é seu proprietário achar esse excesso de gordura bonito! Mesmo porque temos como cultura achar que por ele (cães) estarem redondos, estão bem tratados e felizes, mais como em humanos a obesidade é fator prejudicial a saúde, porém não vamos abordar esse tema agora, vamos falar sobre os problemas causados pela educação errada que damos aos nossos cães.

Os cães são animais que vivem em matilha, apesar de muitos deles não terem mais esse privilégio, e assim sendo eles precisam de um ser que coloque limites! A matilha do seu animal será sua família humana, logo ele deverá ter algum membro como referência em liderança, ou deveria ter, caso ele perceba que não há ninguém que dê as ordens ele vai querer requerer essa posição de líder, ai começam os problemas!!!

Normalmente escutamos relatos de pessoas que tentam tirar seus animais de algum lugar da casa  eles rosnam ou ainda pior são mordidos, isso acontece pelo fato dele não ter aprendido que deve submissão aos membros da casa, porque recebe mimos em demasia, não é repreendido, não recebe nenhuma punição por haver feito algo de errado...

Esse é apenas um problema dentro de vários que podem acontecer.

Segundo o Zootecnista Alexandre Rossi, em entrevista ao "Cão Cidadão", a relação entre dono e animal deve ter limites. E o mais importante, o animal não deve ser tratado como um neném, mas sim como um bicho que tem necessidades e urgências comportamentais. “Eles não podem fazer tudo o que querem, a hora que querem, como querem. Precisam ter regras, limites precisam ser estabelecidos e reportados diariamente. Desta forma, o animal fica mais saudável psicologicamente, mais obediente, tem um convívio melhor”, revela.

Antes de qualquer coisa você deve estudar a raça que pretende criar, ou se não for de raça, avaliar se você será capaz te ter o ritmo de vida que o animal necessita, temos animais que demandam exercícios diários, outros nem tanto, veja aquele que mais se encaixa no seu perfio de vida, lembre-se que TODO FILHOTE É LINDO! mais eles crescem e com isso a necessidades deles mudam e podem não condizer com seu estilo de vida. depois dessa etapa vem  mais importante, como ele será educado, você pode ser auxiliado por um profissional em educação canina, o Adestrador de cães, ou seguir regras básicas, tais como não criar seu animal como uma criança e lembrar de impor limites.

Os primeiros passos na educação de um animal começa logo em sua fase inicial, onde ele ainda filhote chega em seu novo lar, esse é o momento que você deve dar o maior número de estímulos positivos a ele leva-lo a ambientes diferentes, apresentar a ele pessoas que não façam parte da família, mais que sempre estão na sua casa, não esquecer das crianças, pois muitas ainda não sabem brincar com os animais e findam machucando eles e causando alguns traumas ao animal, que mais tarde vai se revelar em agressão a criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário